Blog da Teosopolitana - Teosopolitana

Ir para o conteúdo

Vida financeira na família

Teosopolitana
Publicado por Arise Guimarães (*) · 11 Julho 2020

A ausência de educação financeira e a falta de consciência sobre a importância da mesma têm contribuído para a destruição de muitos lares. Em pesquisa, identificou-se que em cada dez brasileiros que residem com outros familiares, seis admitem que há moradores na casa que prejudicam o orçamento da família (SPC Brasil, 2018).

Pessoas tomam decisões que envolvem dinheiro o tempo inteiro: no trabalho ganhando dinheiro, gastando com necessidades, pensando como economizar, investir ou até ofertar (DAYTON, 2015).

Assim, é preciso aprender a cuidar dos recursos financeiros, porque há conseqüências em não possuir esse conhecimento, por exemplo, quando se tornam servos do dinheiro ao caírem no endividamento descontrolado fruto de escolhas erradas.

O cristão vive por princípios e valores, logo alguns princípios que podem nortear sua vida financeira são:

  • Comunicação e Transparência: Seja transparente sobre o uso dos recursos no seio familiar, pois isso terá impacto direto na vida dos seus filhos.

  • Honra: Honre a Deus com tudo que tem porque todas as coisas foram dadas por Ele (Tiago 1:17)! Contribua com dízimos e ofertas para que outras pessoas possam ser alcançadas por essa graça também.

  • Gratidão e Fé: Seja grato pelo que você já tem e não ingrato pelo que acha que falta! As nossas necessidades básicas são garantidas pelo Pai (Mateus 6:31-32).

  • Responsabilidade: Seja responsável administrando os recursos que Deus te dá.

  • Prudência: Aprenda a se preparar para o dia mal (Provérbios 13:11).

Como cuidar das minhas finanças de forma prática?

1. Tome decisões antes de gastar.
2. Anote todo dinheiro que entra e todo que saí.
3. Classifique suas despesas em necessárias, supérfluo e desperdício, questionando a importância de cada gasto que faz.
4. Elimine o desperdício.
5. Se não consegue, peça ajuda!


(*) Arise Teotônio Guimarães é casada, educadora financeira e membra da Teosópolis.
 
 
Referências:
 
DAYTON, H. O seu dinheiro. 2015.

SPC BRASIL. Apenas 44% dos brasileiros falam com frequência sobre dinheiro dentro de casa, aponta estudo do SPC Brasil e CNDL. 2018. Acesso em: https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/4424, 11 de julho de 2020.
 
 



Não há comentário ainda.
0
0
0
0
0
Voltar para o conteúdo